Porquê um produto ecológico?


  • E se nós vivêssemos de outra maneira?

Muitas vezes vemos ou lemos reportagens acerca dos problemas ambientais: aquecimento global, poluição, escassez dos recursos energéticos…
Neste contexto, começamos a consciencializar-nos de que cabe a cada um de nós agir para preservar o nosso planeta, melhorar a nossa qualidade de vida e a das gerações futuras.
Devemos todos contribuir com gestos mais ecológicos, por um planeta melhor!

  • Quais são as nossas expectativas?

A saúde, o equilíbrio, a felicidade e o futuro das nossas famílias depende também dos nossos gestos quotidianos, dos nossos comportamentos muitas vezes anódinos. Se todos dermos um pouco de nós, estaremos a contribuir para a preservação do ambiente e dos recursos naturais em benefício das gerações vindouras. Para isso, devemos rever os nossos comportamentos afim de reduzirmos os desperdícios e utilizarmos produtos mais respeitadores da natureza em termos do seu fabrico, utilização e tratamento de resíduos. Muitos de nós estão dispostos a fazer esse esforço, no entanto, também é importante que esses produtos não sejam mais caros que os outros e que os encontremos nas lojas habituais, perto das nossas casas.
Podemos ajudar mais eficazmente o planeta se alterarmos os nossos hábitos de consumo e nos tornarmos ambientalmente mais conscienciosos!

  • Como se reconhecem?

Nos dias de hoje, existem muitos produtos que se assumem como respeitadores do ambiente, verdes, ecológicos…
Mas, nem sempre é fácil compreender as diferentes siglas ou afirmações presentes nos produtos e temos necessidade de estar confiantes relativamente às indicações que identificam um produto ecológico, distinguindo-as dos argumentos de marketing puramente comerciais

  • Privilegie sempre os produtos portadores de símbolos, rótulos…

Parte do desejo voluntário do fornecedor desenvolver produtos que respondam aos rigorosos critérios que é necessário cumprir para respeitar o ambiente.
Os produtos “Bio” que exibem, por exemplo, o símbolo AB devem conter pelo menos 95% de ingredientes provenientes da agricultura biológica, não podem conter OGM’s, nem ingredientes químicos, nem pesticidas. Este rótulo garante os componentes e a fabricação dos produtos, no entanto, não garante que aquando da sua utilização ou do tratamento dos seus resíduos estes tenham um impacto menor sobre o meio ambiente.
O Rótulo Ecológico da União Europeia – Ecolabel – é comum a todos os países da União Europeia e abrange algumas famílias de produtos (produtos de limpeza, detergentes…). Os produtos que ostentem este rótulo devem obedecer a um conjunto de regras que têm em consideração todo o seu ciclo de vida; e devem garantir uma performance, em termos de eficácia, equivalente ou superior à dos produtos correntes similares.